Qual a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes?

Para proteger o seu ambiente, é preciso garantir que tudo esteja sempre bem limpo. Mas, quando se trata de deixar o local protegido de germes, deve-se entender o procedimento necessário. Será uma esterilização? Ou desinfecção? Se não entende a diferença, confira o artigo da RHS Premium o que é esterilização, limpeza e desinfecção de ambiente!

Qual a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção de ambiente?

Em suma, estes três processos promovem a eliminação de sujeira, vírus e bactérias. Entretanto, cada qual em um percentual diferente de eficiência:

1- Limpeza

Este processo é a primeira etapa de uma completa eliminação dos focos de doenças. Normalmente ela é executada com água e um acessório de esfregação, sendo algo relativamente bem simples.

A limpeza elimina a sujeira aparente e promove uma higienização de até 80% dos antígenos nos ambientes. Desta forma, ela é utilizada em todos os ambientes, de empresas a residências de uma forma geral.

2- Desinfecção

É a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias. Essa é a fase em que se utilizam produtos desinfetantes específicos. Esses podem alcançar até 99% de higienização a depender da solução utilizada. Essa é a principal diferença entre limpeza e desinfecção de ambiente.

Ela é recomendada, principalmente, para hospitais e demais estabelecimentos na área da saúde. Espaços como restaurantes e locais com grande circulação de pessoas também são recomendados. Em suma, onde o acúmulo de vírus e bactérias pode ser prejudicial para a saúde.

Vale ressaltar que existem no mercado desinfetantes específicos para cada área e segmento empresarial a ser utilizado. Eles  garantem uma maior eficácia e segurança operacional. Por isso, é importante sempre escolher o produto certo para empresas.

3- Esterilização

Esse processo garante a eliminação de 100% dos vírus e bactérias. Também é utilizado em hospitais e outras instituições ligadas à saúde, principalmente. No dia a dia também se faz necessário em utensílios de pedicure e manicure, entre muitos outros objetos que podem ser compartilhados entre clientes em diferentes estabelecimentos.

É um processo mais complexo e que pode ser obtido de diferentes formas. Sua escolha depende do tipo de artigo a ser esterilizado e da contaminação presente neles.

Veja conhecer a RHS Premium!

Gostou de saber a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção e agora sente que está precisando do nosso serviço de desinfecção de ambiente? Que tal entrar em contato com a RHS Premium? Somos a  sua melhor opção de empresa de limpeza e conservação em SP . Teremos enorme prazer em ajudar você a organizar suas equipes e rotinas de limpeza de modo impecável. 

Conte conosco para garantir a segurança, a saúde e o bem-estar de todos. Contrate agora

Compartilhe

Artigos recentes

Equipamentos de limpeza profissional: quais os melhores?

Está precisando fazer uma limpeza geral no seu condomínio ou escritório? Veja quais são os melhores equipamentos de limpeza profissional!

1 ano atrás

Carnaval em casa: como fazer a limpeza antes e depois?

Vai passar o Carnaval em casa e já está preocupado com a sujeira? No artigo preparamos dicas para arrumar a…

1 ano atrás

Como manter a organização e limpeza do condomínio?

Precisa garantir a boa organização e limpeza do seu condomínio? Então, confira algumas dicas que a RHS Premium separou para…

1 ano atrás

Saiba como ser um bom líder para uma equipe de limpeza!

Você conhece as técnicas para ser um bom líder dentro da sua equipe de limpeza? Quer saber mais? Leia este…

1 ano atrás

Descubra a importância do serviço de desinfecção em Faculdades!

Conhecer a importância do serviço de desinfecção em Universidades e faculdades é muito importante. Quer saber mais? Confira esse artigo!

1 ano atrás

Saiba como limpar a parede da empresa com as dicas da RHS Premium!

Percebeu que algumas superfícies do seu negócio estão manchadas? No artigo, a RHS Premium mostra limpar a parede da empresa.…

2 anos atrás