Limpeza corporativa: veja a importância e dicas de conservação!

Você sabia que um ambiente de trabalho organizado e confortável melhora a produtividade dos colaboradores? Além disso, a limpeza corporativa proporciona um recinto agradável e prazeroso para os clientes ou investidores da sua empresa. Por isso, tanto quanto as atividades desenvolvidas na companhia, a higienização também precisa ser profissional. Pensando nisso, a RHS Premium preparou um conteúdo sobre a importância da limpeza empresarial para promover saúde e bem-estar no local de trabalho. Ficou interessado? Continue a leitura!

Limpeza corporativa: veja 10 benefícios!

Além de promover um clima agradável no escritório, loja ou indústria, a limpeza também contribui para o bem-estar dos colaboradores.

A RHS Premium listou todos os outros benefícios de uma limpeza corporativa bem realizada abaixo. Confira:

  1. otimiza a entrega de resultados;
  2. cria uma disciplina de higiene dentro da instituição;
  3. melhora o relacionamento entre os colaboradores;
  4. gera confiança para investidores e clientes;
  5. promove organização e torna-se um diferencial competitivo para empresa;
  6. diminui riscos de acidentes de trabalho;
  7. auxilia na gestão do tempo entre as atividades;
  8. a limpeza e conservação adequada reduz danos aos meios ambientes;
  9. reduz a contaminação da Covid-19 — caso o ramo do seu negócio, seja serviço essencial;
  10. diminui o custo interno da empresa tendo em vista a opção da terceirização.

Ademais, uma limpeza corporativa realizada com boa frequência estimula indiretamente nas atitudes dos colaboradores. Isso é, eles passam a ter uma percepção do que pode ser melhorado na questão organizacional. Por exemplo, avisos com regras básicas de limpeza espalhados nos arredores da empresa incentivam os trabalhadores a conservarem o ambiente sempre bem higienizado.

O que a falta da limpeza corporativa causa no ambiente de trabalho?

Visto os benefícios da importância da limpeza e conservação, confira a seguir o que a falta da limpeza corporativa pode ocasionar no local de trabalho e na saúde mental dos trabalhadores:

Como organizar uma limpeza corporativa eficiente em 4 passos!

1- Verifique as necessidades da sua empresa

Em primeiro lugar, para realizar um serviço de limpeza corporativa eficaz é preciso entender as necessidades da sua empresa. Nesse sentido, separamos em tópicos para melhor compreensão de demandas de limpeza que seu negócio precisa de acordo com o segmento. Veja:

  • limpeza geral: é reconhecida como a mais básica. O profissional que a realiza tira a poeira dos móveis, varre os ambientes, usa produtos para deixar o cheiro mais agradável, entre outras tarefas;
  • limpeza leve: precisa da administração de produtos químicos, como água sanitária e solventes, visando a higienização completa. Logo, a limpeza leve evita contaminações. Em consultórios médicos e restaurantes deve ser realizada todos os dias;
  • limpeza pesada: é ainda mais forte que a limpeza leve. No geral, é conhecida como esterilização. Ou seja, busca deixar todos os ambientes 100% livres de agentes contaminantes, a exemplo de vírus e bactérias.

Atenção!

Não deixe de identificar os horários em que há menor fluxo de pessoas para realizar a limpeza corporativa — assim evita o risco de acidentes, como escorregões em ambientes molhados.

2- Estabeleça um cronograma

Para uma limpeza corporativa eficiente é preciso definir um quadro com atividades diárias, semanais, mensais e semestrais. Veja uma sugestão de frequência de limpeza e conservação da RHS Premium:

Ambientes que devem ser limpos diariamente: 

  • banheiros;
  • entrada/recepção;
  • cozinha/refeitórios;
  • salas de reuniões e escritórios;
  • elevadores — devido à pandemia da Covid-19 e o acesso constante de pessoas.

Podem ser limpos semanalmente: 

  • vidros, janelas e portas;
  • corredores;
  • salas de máquinas ou de arquivos;
  • paredes.

Ambientes que podem ser limpos mensalmente: 

  • lugares altos e de difícil acesso;
  • escadas de emergência;
  • janelas externas;
  • garagem.

Locais que podem ser limpos semestralmente:

  • caixas d’água;
  • tubulações;
  • fachadas.

3- Utilize equipamentos e produtos de qualidade

Nossa terceira dica de limpeza e conservação é adquirir insumos de boa qualidade e EPIs para os funcionários. Isso inclui uniformes, luvas, aventais e botas. Além disso, é preciso verificar se os produtos de limpeza adquiridos são certificados pela ANVISA.

Ademais, outra recomendação é separar latas de lixos entre reciclável e orgânico. Essa ação facilita o serviço de coleta e reduz riscos ao meio ambiente.

4- Contrate uma boa empresa terceirizada

A vantagem de escolher por uma empresa de terceirização para a limpeza corporativa é a desburocratização da contratação. Isso porque a terceirização de serviços já conta com profissionais especializados e qualificados para a mão de obra. Nesse sentido, escolha uma empresa de limpeza e conservação em SP e garanta o bem-estar no seu negócio.

Bônus: Limpeza pós-obra

Existe um método específico de limpeza pós-obra em SP da RHS Premium. Nossa técnica é eficaz, pois inspeciona todo local e faz a retirada de todos os resíduos (rejuntes, restos de tinta, entulho e outros) de modo adequado. Observamos a gestão de descarte desses itens para que seja feito de acordo com as normas.

Por esse motivo, acreditamos que a contratação desse serviço pode te ajudar na etapa de finalização de obras grandes ou pequenas!

RHS Premium: conte com a nossa empresa de limpeza profissional

Agora que você já sabe todos os benefícios da limpeza corporativa, entre em contato com a nossa empresa de limpeza e conservação no RJ. Escolha a RHS Premium! Também somos especialistas em desinfecção de ambientes!

Acompanhe o blog da RHS Premium para mais conteúdos!

 

Compartilhe

Artigos recentes

Equipamentos de limpeza profissional: quais os melhores?

Está precisando fazer uma limpeza geral no seu condomínio ou escritório? Veja quais são os melhores equipamentos de limpeza profissional!

1 ano atrás

Carnaval em casa: como fazer a limpeza antes e depois?

Vai passar o Carnaval em casa e já está preocupado com a sujeira? No artigo preparamos dicas para arrumar a…

1 ano atrás

Qual a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes?

Para garantir um espaço mais seguro, é importante saber a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção de ambiente. Você sabe?…

1 ano atrás

Como manter a organização e limpeza do condomínio?

Precisa garantir a boa organização e limpeza do seu condomínio? Então, confira algumas dicas que a RHS Premium separou para…

1 ano atrás

Saiba como ser um bom líder para uma equipe de limpeza!

Você conhece as técnicas para ser um bom líder dentro da sua equipe de limpeza? Quer saber mais? Leia este…

1 ano atrás

Descubra a importância do serviço de desinfecção em Faculdades!

Conhecer a importância do serviço de desinfecção em Universidades e faculdades é muito importante. Quer saber mais? Confira esse artigo!

1 ano atrás