Como evitar a contaminação cruzada na limpeza do banheiro corporativo?

O banheiro corporativo costuma ser o ambiente mais crítico na limpeza de rotina. Por esse motivo, a higienização deve ser executada mediante o uso de produtos e métodos adequados. Assim, evita-se o acúmulo de sujidades e proliferação de microrganismos, que causam o mau cheiro e podem disseminar doenças. Um dos maiores desafios da higienização profissional é eliminar a contaminação cruzada. Neste artigo, ensinamos algumas técnicas de limpeza muito eficazes para esta finalidade. Acompanhe!

Descubra 4 técnicas para evitar a contaminação cruzada

A contaminação cruzada consiste no ato de carregar microrganismos patogênicos de áreas mais contaminadas para áreas menos contaminadas. Para evitá-la, podemos usar algumas técnicas específicas durante a limpeza corporativa. Confira abaixo!

1- Identificar os materiais de limpeza por cores

Os acessórios e equipamentos utilizados na limpeza profissional devem ser distinguidos por cores. Em outras palavras, separamos os panos, baldes, luvas e outros materiais de acordo com a sua coloração. O princípio desta classificação é separar os itens que são utilizados em ambientes mais sujos dos itens utilizados em locais mais limpos.

Por exemplo: vasos sanitários e mictórios devem ser limpos com panos e acessórios de cor vermelha. Enquanto isso, espelhos, bancadas e pias devem ser higienizados com os panos de cor amarela.

2- Limpar do menos contaminado para o mais contaminado

A contaminação cruzada também é evitada quando a limpeza começa no local menos contaminado (como pias, espelhos e torneiras) e termina no mais contaminado (como vasos sanitários e mictórios).

3- Limpar das áreas mais altas para as mais baixas

Também indicamos que a limpeza seja realizada das áreas mais altas para as mais baixas. A limpeza do chão deve ser feita por último, pois toda a sujidade removida dos locais altos irá se depositar sobre ele. Sendo assim, comece por paredes, pias e áreas superiores e termine na higienização de pisos. Esta técnica também evita a contaminação cruzada, seguindo o mesmo pensamento da estratégia anterior.

4- Utilizar borrifador para limpar superfícies

O borrifador mantém o produto de limpeza sem contato com panos sujos, portanto, não será contaminado. Além disso, é muito mais econômico, pois libera a quantidade suficiente de sanitizante necessário para a higienização.

A RHS Premium cuida da limpeza da sua empresa!

A equipe da RHS Premium possui todo o conhecimento técnico necessário para evitar a contaminação cruzada na higienização. Somos uma empresa de limpeza e conservação no RJ que oferece uma completa gestão de limpeza terceirizada para o seu negócio!

Nós cuidamos de todos os detalhes relacionados ao serviço de terceirização de limpeza. Verificamos o tipo de produto mais adequado a ser usado, método de limpeza para cada superfície, melhor horário para limpar determinado espaço, etc. Com o nosso auxílio, você não precisa se preocupar com nada!

Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento!

Se interessou pelo assunto? Leia mais artigos exclusivos em nosso blog. Acesse e confira!

 

Compartilhe

Artigos recentes

Equipamentos de limpeza profissional: quais os melhores?

Está precisando fazer uma limpeza geral no seu condomínio ou escritório? Veja quais são os melhores equipamentos de limpeza profissional!

1 ano atrás

Carnaval em casa: como fazer a limpeza antes e depois?

Vai passar o Carnaval em casa e já está preocupado com a sujeira? No artigo preparamos dicas para arrumar a…

1 ano atrás

Qual a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes?

Para garantir um espaço mais seguro, é importante saber a diferença entre esterilização, limpeza e desinfecção de ambiente. Você sabe?…

1 ano atrás

Como manter a organização e limpeza do condomínio?

Precisa garantir a boa organização e limpeza do seu condomínio? Então, confira algumas dicas que a RHS Premium separou para…

1 ano atrás

Saiba como ser um bom líder para uma equipe de limpeza!

Você conhece as técnicas para ser um bom líder dentro da sua equipe de limpeza? Quer saber mais? Leia este…

1 ano atrás

Descubra a importância do serviço de desinfecção em Faculdades!

Conhecer a importância do serviço de desinfecção em Universidades e faculdades é muito importante. Quer saber mais? Confira esse artigo!

1 ano atrás